"PALAVRAS NÃO SÃO A ÚNICA MANEIRA DE SE DIZER ÀS PESSOAS O QUE SE QUER DIZER."

22 julho, 2009

Tornar-se

Em alguns momentos nos pegamos revirando coisas aleatórias do passado. Poderíamos chamar estes momentos apenas de melancólicos ou saudosos. Tão doce é sentir o saudosismo! No entanto ao revirar o passado nos lembramos do que fomos, e afirmamos o que nos tornamos. Não podemos apagar o passado que vivemos, e tão pouco podemos mudar as experiências e aprendizagens que constituímos dele. Mas o que me chama mais a atenção ao pensar nas coisas passadas é como mudamos, como as transformações se deram. Os gostos não são mais os mesmos, mudaram desde livros e músicas favoritas à tipos suportáveis de atitudes. Mudaram desde de modos de se vestir até modos de se portar. Mudaram desde o que você mesmo espera (exige) de si mesmo até o que espera do outro. Mudaram as expectativas, as maneiras de pensar e ver o mundo. Quando percebemos isso nos damos conta que crescemos, evoluímos ou não. Evoluímos se mudamos pra melhor ou des-evoluímos se mudamos pra pior. Algumas pessoas se tornam mais malandras, outras com mais caráter. Umas se tornam mais malandras porque simplesmente não sabem lidar nem com elas mesmas, então lidar com o outro se torna um sacrilégio. As que adquirem mais caráter aprenderam a se conhecer melhor e se tornaram mais tolerantes; aprenderam a ver as coisas se colocando do lado de fora da situação, e portanto, possuem um juízo mais autêntico. Acredito que uma conclusão simples que é possível de se tirar é que não é as coisas que se vive durante a vida que nos torna melhores ou não, mas sim como lidamos com as coisas que vivemos. Devemos acreditar na mudança, tudo muda, tudo se transforma, tudo se torna, mas mesmo estando expostos às contingências, a escolha diante das possibilidades abertas cabe à nós. As mudanças abrem as possibilidades, quais possibilidades foram abertas isto está entregue ao acaso, mas fazer das possibilidades a sua realidade, isso só depende de você.

Um comentário:

  1. A metamorfose do indivíduo. Olhar o passado é estudar a história do ser, um exercício psicológico do auto-conhecer, do criticar e ser criticado por si mesmo.

    Aprender a lidar com o gignomai através do que já foi revelado do potmos.

    A vida não é mais que uma aventura de RPG, com apenas uma ficha de personagem? Eu que não quero que a borracha passe sobre ela.

    ResponderExcluir